USP Debate
redes sociais

Processo Seletivo USP Debate 2019.2

1. Objetivo

1.1. Este edital tem como objetivo a seletiva de membros para entrada no projeto USP Debate no 2º semestre de 2019.

1.2. O objetivo do projeto é tornar o diálogo mais qualificado e respeitoso entre os diversos entes sociais, trabalhando com ferramentas teóricas e práticas de modo a tornar mais críticos e empáticos os membros envolvidos e a comunidade atingida pelas atividades.

1.3. Este processo seletivo não conta com número mínimo ou máximo de aprovados, cabendo à comissão organizadora avaliar cada candidato individualmente para sua aprovação ou reprovação. Para fins de comparação no processo seletivo do primeiro semestre de 2019 tivemos 218 inscritos e 35 aprovados, uma taxa de aprovação de aproximadamente 16%.

1.4. Podem se inscrever no processo seletivo estudantes de graduação ou pós-graduação em qualquer curso ou área do conhecimento, com disponibilidade de ao menos 8 horas semanais, entre atividades presenciais e estudos individuais. As atividades presenciais ocorrem no campus Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira da USP, localizado no Butantã, São Paulo - SP.

2. Critérios da seleção

2.1. É esperado dos membros do USP Debate uma postura condizente com os valores mostrados em nosso estatuto, além de responsabilidade e seriedade para o desenvolvimento de suas funções no projeto.

2.2. O processo seletivo não visa selecionar pessoas que já sejam boas oradoras ou debatedoras, acreditamos que qualquer pessoa ter potencial para crescer e se tornar um grande debatedor, assim, buscaremos selecionar justamente aqueles que tem os insumos necessários para isso: esforço, comprometimento, abertura para diálogo e trabalho em grupo, vontade de aprender e responsabilidade.

2.3. Para mensurar os critérios acima buscaremos avaliar os candidatos de modo integrado durante todo o processo de seleção, desde o preenchimento sério do formulário de inscrição, até a leitura atenta deste edital e do material indicado e o a postura do candidato durante a dinâmica presencial.

3. Etapas do processo seletivo

3.1. O processo seletivo será composto por 2 etapas, sendo a primeiro online e a segunda presencial, ambas eliminatórias.

3.2. Anteriormente a inscrição no processo seletivo solicitamos a leitura atenta do Manual de Regras do I Torneio Rio São Paulo de Debates, em especial a Parte I: O Debate, com as regras do modelo de debates British Parliamentary (BP), que usamos em nossos treinos, disponível em: http://uspdebate.com/manuais/manual-torneio-riosp.pdf.

3.3. A primeira etapa se dá pelo preenchimento do formulário de inscrição, onde, além dos dados do candidato, será feito um questionário com perguntas sobre o perfil do candidato e um exercício simples de argumentação. Ressaltamos que não serão levadas em consideração para fins de aprovação as informações pessoais do candidato, tais como curso ou ano, ou tampouco suas características físicas ou posições políticas.

3.4. O formulário de inscrição com o questionário da primeira fase ficará aberto até segunda-feira, dia 19 de agosto, às 23h59. O resultado informando se o candidato foi classificado para a segunda fase será enviado por email no dia 21 de agosto.

3.5. A segunda etapa se dará presencialmente, ocorrendo no sábado, dia 24 de agosto, às 09h, no campus Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira, no Butantã, São Paulo – SP, o instituto será informado no email aos classificados. Pedimos que os candidatos cheguem com antecedência, em especial porque durante os sábados os ônibus circulares passam com intervalos mais longos, assim, pedimos a colaboração de todos para evitar atrasos.

3.6. A gestão do USP Debate fará uma breve apresentação acerca do projeto e do modelo de debates e depois dividirá os candidatos em salas, onde participarão de uma dinâmica no modelo de debates BP com tema surpresa. As duplas serão alocadas por meio de sorteio e a interação entre os membros será acompanhada e avaliada.

3.7. Caso o número de candidatos supere a capacidade total de salas, serão feitas duas turmas, devendo os membros da segunda turma aguardarem o término dos debates da primeira e a desocupação das salas.

3.8. Para o bom entendimento do modelo de debates e para propiciar mais segurança para o momento da dinâmica, sugerimos adicionalmente que os candidatos, antes da etapa presencial, vejam um vídeo de um debate completo no modelo BP, sugerimos a final do V Campeonato Brasileiro de Debates (2019), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r07thA2680w. Ressaltamos que não é esperada a entrada de pessoas com capacidade argumentativa ou oratória sequer próximas às do vídeo, indicamos apenas para a melhor compreensão do formato.

3.9. O resultado dos candidatos, informando a aprovação ou não aprovação, será enviada por email no domingo, dia 18. Os aprovados começarão suas atividades já na semana seguinte, a partir do dia 26.

4. Membros aprovados

4.1. Os candidatos aprovados ingressarão na categoria de “Membros Treinee”.

4.2. Todos os membros do USP Debate têm o direito de participação dos ambientes de treino fornecidos, recebimento de feedbacks, acesso ao drive e aos demais materiais teóricos do projeto, acesso às formações dadas pelos próprios membros ou por convidados externos, além de receberem um apadrinhamento dos membros mais antigos para tirar dúvidas, receber indicações de estudo e um acompanhamento mais próximo para facilitar a evolução.

4.3. Os membros do USP Debate podem participar representado o projeto e a Universidade de São Paulo nos diversos campeonatos de debates universitário do Brasil e do mundo, podendo aprender com os debatedores mais experientes e consagrados do movimento de debates, trocar experiências e ainda ter chance de conquistar títulos e medalhas.

4.4. Os membros do USP debate tem a responsabilidade de comparecer em, no mínimo, 1 debate treino presencial por semana, em um dia e horário fixo na semana. Os membros serão apresentados a uma lista prévia de dias e horários disponíveis, devendo optar por uma ou mais turmas, se tornando seu horário fixo de treino até o fim do semestre. Mudanças posteriores estarão sujeitas a disponibilidades de vagas nas turmas. Uma frequência nos treinos inferior a 75% acarretará desligamento.

4.5. Além do comparecimento presencial é necessário o estudo contínuo do membro, assim, será apresentada uma bibliografia, tanto em leitura como em vídeos, que deverá ser acompanhada pelos membros ao longo do semestre.

4.6. Haverá também testes periódicos sobre os materiais fornecidos, tais como regras de debates, teoria de argumentação, adjudicação e outros conteúdos. A aprovação nesses testes é necessária para continuidade do membro no projeto.

4.7. Para o cumprimento dos requisitos de permanência apresentados é esperada uma dedicação média de aproximadamente 8 horas semanais.

4.8. Após um semestre, os Membros Treinee que cumprirem os requisitos mínimos informados serão promovidos a Membros Plenos, tendo as mesmas obrigações, mas com direitos adicionais de voto e candidatura para cargos de gestão.

4.9. Há um sistema de progressão onde após a promoção a Membros Plenos, os membros podem ainda chegar a Membros Sêniores e Membros Master, por meio de critérios de permanência e mérito descritos no estatuto do projeto.

4.10. Não há período máximo de permanência no projeto, podendo o candidato aprovado permanecer indefinidamente, desde que cumprindo os critérios de permanência, tal como presença e estudo. Os membros que permanecerem por, no mínimo, um ano terão direito ao recebimento de certificado de participação.

5. Informações adicionais

5.1. É importante informar que a participação no projeto USP Debate não concede bolsas financeiras ou créditos aula ou trabalho para graduação.

5.2. O projeto tem como orientador o professor Dr. Cícero Araújo, Professor Titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP.

5.3. A gestão se disponibiliza por meio de nossa página ou do email: contato@uspdebate.com para responder quaisquer dúvidas dos participantes a respeito do processo seletivo ou do projeto USP Debate.

5.4. É importante avisar que ninguém se torna um grande orador em semanas e, como qualquer outra habilidade, são requeridos tempo e esforço para um aprimoramento gradual e contínuo das habilidades. O USP Debate se compromete a fornecer todas as ferramentas e indicar os caminhos para isso, mas a evolução se dará somente pela dedicação individual dos membros.

5.5. As inscrições para participar da Seleção devem ser realizadas até o dia 19 de agosto 23h59, por meio do link: https://forms.gle/TSQozYumwBxTJdZBA.

----

Gestão USP Debate

Links Úteis