USP Debate
redes sociais

Área de Extensão

A Universidade de São Paulo é a responsável pela maior produção de ciência do país. Com mais de 60 mil alunos e atividades que atingem todas as áreas do conhecimento, a USP se destaca por sua alta produção e pelo alcance da mesma, cada vez mais presente internacionalmente. Porém, é por meio da Extensão Universitária que boa parte desse conhecimento se materializa e ganha utilidade pública.

Nesse sentido, a Extensão USP Debate existe com a função de conferir um uso notadamente social ao que se produz aqui, estimulando o pensamento crítico, o debate consciente e a formação de indivíduos mais situados em relação ao mundo. Nossa principal meta em 2019 é mediar recursos e conhecimentos essenciais aos jovens estudantes, tornando-os mais críticos em relação a temas complexos, mais empáticos frente a opiniões contrastantes com as suas próprias, mais hábeis oralmente e, principalmente, mais capazes de lidar com a timidez e outras inseguranças inerentes à fase pré-vestibular, contribuindo, assim, para o seu sucesso tanto na vida acadêmica quanto posteriormente no mercado de trabalho.

Conciliando demandas das escolas e de estudantes de cursinhos populares, atuamos sempre à luz do contexto histórico, envolvendo temas recentes e problemáticas atuais em nossas dinâmicas, com ênfase em sustentação argumentativa, o que corrobora, por exemplo, a elaboração de dissertações com mais profundidade textual, uma das exigências dos atuais vestibulares. Assim, unindo conhecimentos teóricos, advindos da universidade, com nossas atividades, obtemos ampla fixação do conteúdo e intensificamos uma das principais características dos jovens modernos: a curiosidade.

Nosso compromisso com fortalecer a relação entre a Universidade e a Comunidade se faz de uma maneira dupla: (1) indo à comunidade e promovendo atividades e (2) trazendo seus componentes à USP para participarem também de nossas outras frentes. Em 2018, por exemplo, estudantes do Colégio Santa Amália participaram de um de nossos debates na USP após terem recebido nossa atividade lá, podendo assim conhecer alguns dos cursos oferecidos aqui, devido à vasta pluralidade de estudantes que compõem o projeto.

Inspirados por nossas realizações e experiências, especialmente para estudantes de Ensino Médio, desenvolvemos um Plano de Aulas com 8 encontros presenciais, que abordam os principais aspectos da comunicação oral e dos debates: argumentação e refutação, oratória, elementos retóricos, estruturação de discurso etc. Todas as aulas contém dinâmicas, são administradas por nossos membros, contam com uma equipe de apoiadores treinados e são supervisionadas por um professor do próprio colégio. Além disso, incluído no Plano de Aulas, há um passo a passo detalhado de como continuar as atividades após o final do ciclo acompanhado pela nossa equipe.

Outro importante objetivo da Extensão USP Debate é fomentar uma maior inserção de escolas no movimento brasileiro de debates. A experiência permite não apenas que os estudantes conheçam debatedores e avaliadores de diversos estados do país, favorecendo uma importante troca cultural, como também enriquece o próprio currículo acadêmico dos alunos e a vivência de todos aqueles que o cercam, uma vez que um jovem estimulado é capaz de cativar seus pares.

Se você é da USP e quer executar uma atividade de extensão universitária, esse é o seu lugar de preparação e desenvolvimento! Acompanhe nossos editais de seleção e saiba tudo que podemos construir conjuntamente.

Se você é estudante ou professor de uma escola pública ou particular e quer levar nossas oficinas e aulas até o seu colégio, entre em contato conosco! Será um prazer tomar um café para conhecer a realidade do seu colégio e pensar nas melhores estratégias para nossa parceria.