Área de competições

A área de competições do USP Debate é composta por um time de debatedores e por uma coordenação de duas pessoas. Esse grupo de pessoas treina o debate nos moldes do Parlamento Britânico, majoritariamente, e desse modo também exercita a argumentação, o raciocínio, a oratória, a estrutura de discurso e outros aspectos da fala.

Tais treinos ocorrem em média três vezes na semana, com oficinas e workshops. Depois de muito treinar, o objetivo é ir a campeonatos e torneios ao redor do Brasil e do mundo, a fim de competir. Além da participação, a área de competições também promove e organiza torneios de debate.

As áreas do USP Debate são interligadas, então é comum que elas colaborem entre si. Naturalmente, o time de competições também interage com outras áreas do projeto, como a área de extensão, e para isso oferecemos nossos materiais de estudo para seus planos de aula.

Encerramento do torneio Rio São Paulo

Nossos treinos

Nos encontros semanais, o time de competições pratica diferentes atividades para melhorar o desempenho individual e da equipe. Por exemplo, intercalamos treinamentos práticos, com a dinâmica de debates, e estudo teórico de assuntos relevantes para debatedores e adjudicadores.

Além disso, também há incubada a ideia de criarmos e desenvolver comissões de estudo, a fim de aperfeiçoar ainda mais nosso desempenho.